A adoção de modelos de produção e consumo capazes de combater o aquecimento global se tornou uma tendência mundial, em todos os âmbitos da sociedade. A conservação e recuperação dos recursos naturais, o combate ao desperdício além do uso de fontes renováveis de energia, são fundamentais para uma economia de baixo carbono. E é nesse momento que entra o Crédito de Carbono.
A ONU-Organização das Nações Unidas - elegeu 2020-2030 como a década da ação para redução dos problemas ambientais, diante do agravamento do aquecimento global, e da iminente catástrofe ambiental devido ao uso indiscriminado dos recursos naturais, principalmente os não renováveis.
Neste cenário de caos encontramos o CO2 como um dos grandes vilões do aquecimento global e poluição atmosférica. Como não é possível simplesmente deixar de lança-lo no ar precisamos encontrar uma forma de amenizar seus efeitos negativos.
O crédito de carbono é a representação de CO2 que deixou de ser emitida para atmosfera ou que foi “sequestrada” dela, e esse processo contribui para redução do efeito estufa.
Uma tonelada de carbono equivale a um crédito de carbono.
Toda e qualquer empresa, independente do seu ramo de negócio, lança CO2 na atmosfera, em maior ou menor quantidade, e por isso é necessário, e urgente, se pensar em como reduzir a quantidade desse gás de efeito estufa que acelera o aquecimento global e como consequência provoca o desequilíbrio de fauna, flora e do clima provocando grandes tempestades, furacões e outros desequilíbrios da natureza como já temos visto nos últimos anos.
Existem algumas formas de se compensar essas emissões as duas mais conhecidas e mais comuns são compensação e a neutralização:
1) A compensação é feita quando as indústrias substituem os combustíveis fósseis (não renováveis) como lenha, por exemplo, passando a utilizar biomassa renovável que além de emitir menos carbono, contribuem para a redução do desmatamento. Apartir dessa diferença entre os dois cenários calcula-se quanto de carbono deixou de ser lançado na atmosfera com a substituição dos combustíveis, gerando então os créditos de carbono;
2) A neutralização acontece quando a partir da quantificação de CO2 emitida na atividade diária da empresa, seja por consumo de energia, geração de resíduos (recicláveis ou não), transporte de mercadorias e locomoção diária, faz-se o “sequestro” do carbono lançado na atmosfera através de plantio de árvores ou pela proteção de florestas já existentes.
A economia verde é um desafio para todas as empresas, ao mesmo tempo que representa um ameaça é também um grande oportunidade para redução de custos pois permite uma maior eficiência energética no consumo de energia e de insumos, bem como o aproveitamento de resíduos nos próprios sistemas de produção e também uma maior eficiência operacional e logística.
Sem falar que o desenvolvimento sustentável está relacionado com a melhoria da imagem das empresas junto a seus clientes.
Uma pesquisa do Ibope em 2015, já revelou que a compensação das emissões de gases poluentes gera ganhos de imagem imediatos, para mais de 73% dos entrevistados. A explicação é simples, neutralizar as emissões de CO2, está ligado diretamente a melhor qualidade de vida do próprio consumidor.
E esse mesmo consumidor disse não se incomodar em pagar mais caro por um produto no qual a empresa tenha a política de sustentabilidade. Quando se trata de comprar bens duráveis 87% estão dispostos a pagar um pouco mais, para bens de consumo em geral 86% e para imóveis o percentual também é alto 77%.
Se sua empresa ainda não se preocupa com isso, ou se você ainda não procurou uma alternativa para compensar ou neutralizar suas emissões de CO2, você está perdendo dinheiro.
Lembre-se precisamos cuidar do planeta porque nós dependemos dele, e não o contrário. Se não houver recursos naturais a serem explorados ou se as catástrofes destruírem cidades e lavouras, não haverá o que produzir ou para quem vender. Por isso é necessário agir agora, enquanto há tempo.
Quer entrar no jogo das empresas que ganham com marketing verde, que ganham porque o planeta ganha? Essa é uma solução que você pode implantar imediatamente, com custos baixíssimos e ganho imediatos.
Neutralização de Carbono é a principal forma de reduzir seus impactos no meio ambiente, contribuir para redução do aquecimento global e fidelizar clientes que são simpatizantes da mesma causa e atrair muitos outros que estão procurando produtos e serviços com preocupação ambiental.
Esse é o "admirável mudo novo" dos EcoBusiness!
#appecoevento #carbonozero #meioambiente #sdustentbilidade
Ser Sustentável dá Lucro! Essa é uma afirmação muito presente nas mídias sociais e é verdadeira, mas o que é necessário para que uma empresa seja considerada Ecoeficiente? E como uma micro ou pequena empresa entra nesse mundo verde? Você não sabe por onde começar, porque são tantos conteúdos espalhados por aí, e cada um traz uma lista enorme de coisas a serem feitas, coisas a serem mudadas nos processos e produtos que fica muito difícil entender o assunto para definir por onde começar, e esse tem sido a maior desmotivação para micro e pequenos empreendedores e empreendedoras. Percebendo que essa é a maior dificuldade dos pequenos empresários, resumi de forma bem didática em 5 passos essenciais para você iniciar sua jornada com tranquilidade e não ficar perdendo seu tempo precioso pulando de site em site, d conteúdo em conteúdo, para conseguir informações consistentes, afinal seu foco deve ser seu negócio. E como a maioria dos micro e pequenos empres...
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