Pular para o conteúdo principal

A Reciclagem para Preservação dos Recursos Naturais e o Papel do Consumidor

A RECICLAGEM e o papel do CONSUMIDOR


    A RECICLAGEM você conhece, mas pratica?  Em algum momento das nossas vidas todos nós tivemos contato com essa palavra: RECICLAGEM seja na escola, em algum telejornal, nas mídias sociais ou até mesmo nas embalagens dos produtos que consumimos, ela é umas das práticas sustentáveis mais conhecidas. Mas, como tudo na vida, existe um grande abismo entre o conhecimento teórico e a prática efetiva.
    Você já  prestou atenção na quantidade e na variedade de embalagens dos produtos que consumimos?  Será mesmo necessário tudo isso?
OK, as embalagens protegem contra sujeira, insetos, conservam por mais tempo, deixam mais atraentes, são facilitadores para o transporte e também trazem informações úteis. O problema é que após o consumo são descartadas no lixo comum e a geração desse lixo aumenta conforme aumenta nosso consumo, quanto mais compramos mais embalagens produzimos e mais recursos naturais são exigidos para a produção gerando mais lixo... Com isso num curto espaço de tempo podemos esgotar os recursos naturais disponíveis (porque eles são finitos, embora muitas vezes não pareça) além de gerar níveis altíssimos de contaminação.
    As embalagens são responsáveis pelo consumo de grande quantidade dos nossos recursos naturais: latas, papel, papelão, vidros, plásticos utilizam toneladas de metais, madeiras, fibras vegetais, petróleo e muita energia para ser produzidos. Quando evitamos ou dispensamos o consumo de embalagens desnecessárias e reciclamos aquelas que utilizamos, REDUZIMOS SIGNIFICATIVAMENTE o impacto ambiental.
    Nosso desafio é justamente esse: CONSUMIR de FORMA SUSTENTÁVEL para poupar os recursos naturais, CONTER o DESPERDÍCIO, DIMINUIR a GERAÇÃO de RESÍDUOS, REUTILIZAR e RECICLAR a maior quantidade possível de produtos e embalagens. Só assim poderemos garantir que as próximas gerações também tenham suas necessidades atendidas, e estamos falando de necessidades básicas como água por exemplo.
    O Brasil é líder mundial em reciclagem de alumínio, passando de 98%, mas não recicla nem 10% de todo seu lixo gerado. Vários são os materiais que podem ser reciclados: metais (alumínio, cobre, aço, níquel, etc), plásticos, papelão, isopor. Quase todos os materiais do cotidiano empresarial e doméstico podem ser reciclados hoje em dia.
    E qual o nossa RESPONSABILIDADE enquanto CONSUMIDORES nesse processo?
   1) Quando escolhe um produto na prateleira do supermercado você olha a embalagem procurando informação sobre a possibilidade de reciclagem? Assim como já se tornou hábito verificar data de validade precisamos verificar a possibilidade de reciclar a embalagem.
   2) Você separa o lixo da sua casa? Ao descartar o lixo todo misturado ele vai para um aterro sanitário onde é simplesmente enterrado sem reaproveitamento. Precisamos criar URGENTEMENTE consciência da importância da separação dos materiais antes de descarta-los para que a reciclagem funcione.

Atitudes simples podem fazer grande diferença. Faça sua parte, separe o seu lixo.

Nas próximas postagens vamos falar também do papel das empresas, indústrias e governo nesse processo de preservação ambiental tão importante para o futuro do nosso planeta.


Quer saber mais veja:
- cartilha da reciclagem em   http://bit.ly/1BnB7UH
- Meio ambiente e consumo sustentável     http://bit.ly/2lGthBC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS 5 Principais Dimensões da Empresa EcoEficiente

    Ser Sustentável dá Lucro! Essa é uma afirmação muito presente nas mídias sociais e é verdadeira, mas o que é necessário para que uma empresa seja considerada Ecoeficiente? E como uma micro ou pequena empresa entra nesse mundo verde? Você não sabe por onde começar, porque são tantos conteúdos espalhados por aí, e cada um traz uma lista enorme de coisas a serem feitas, coisas a serem mudadas nos processos e produtos que fica muito difícil entender o assunto para definir por onde começar, e esse tem sido a maior desmotivação para micro e pequenos empreendedores e empreendedoras.   Percebendo que essa é a maior dificuldade dos pequenos empresários, resumi de forma bem didática em 5 passos essenciais para você iniciar sua jornada com tranquilidade e não ficar perdendo seu tempo precioso pulando de site em site, d conteúdo em conteúdo, para conseguir informações consistentes, afinal seu foco deve ser seu negócio.   E como a maioria dos micro e pequenos empres...

Um planeta sustentável através da permacultura

Nosso Planeta pede SOCORRO, e precisamos nos atentar para isso, os recursos naturais são finitos e o consumo aumenta a cada dia sem dar a natureza o tempo que ela precisa para se recuperar. O post de hoje vai mostrar um pouco sobre a Permacultura, um sistema que cria ambientes produtivos, sustentáveis e ecológicos para que possamos habitar na Terra sem destruir a vida.  Cuidando do planeta, cuidando das pessoas e cuidando da divisão daquilo que se torna excedente.  O princípio básico da permacultura é utilizar recursos locais na sua implantação imitando a Natureza, ou seja: deve ser um sistema fechado, com múltiplas conexões e, por isso: não deve gerar resíduos de qualquer espécie – na Natureza não existem resíduos; devemos economizar e, se possível, gerar  a própria energia; deve ser uma sociedade cooperativa (e não competitiva) entre pessoas e com a Natureza. Venha você também fazer um Planeta Sustável!! Você vai receber um KIT de cartilhas e E-BOOKs auto...