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AS 5 Principais Dimensões da Empresa EcoEficiente

 


 

Ser Sustentável dá Lucro!

Essa é uma afirmação muito presente nas mídias sociais e é verdadeira, mas o que é necessário para que uma empresa seja considerada Ecoeficiente? E como uma micro ou pequena empresa entra nesse mundo verde?

Você não sabe por onde começar, porque são tantos conteúdos espalhados por aí, e cada um traz uma lista enorme de coisas a serem feitas, coisas a serem mudadas nos processos e produtos que fica muito difícil entender o assunto para definir por onde começar, e esse tem sido a maior desmotivação para micro e pequenos empreendedores e empreendedoras.

 Percebendo que essa é a maior dificuldade dos pequenos empresários, resumi de forma bem didática em 5 passos essenciais para você iniciar sua jornada com tranquilidade e não ficar perdendo seu tempo precioso pulando de site em site, d conteúdo em conteúdo, para conseguir informações consistentes, afinal seu foco deve ser seu negócio.

 E como a maioria dos micro e pequenos empresários precisam se envolver em todas as decisões e estratégias do negócio é necessário otimizar o tempo para focar no essencial e no que traz resultados efetivos e de preferencia rápido.

 Então vamos lá, dividimos em 5 etapas que são fundamentais para você iniciar um processo sustentável na sua empresa:

 1)    O que é e com fazer um Planejamento Estratégico;

2)    Gestão Financeira: porque ela é importante para os pequenos?

3)    Como iniciar efetivamente o processo de Gestão Ambiental

4)    O que é e como fazer a Gestão de Resíduos Sólidos

5)    Como fazer Compras economicamente e ambientalmente Sustentáveis.

 

1)    PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

O planejamento deveria ser a base de todo negócio, mas os pequenos empreendedores não aprenderam a faze-lo, saem executando de qualquer forma, criou-se um mito de que planejamento é para grandes empresas porque existem muitos setores a serem administrados, mas se você analisar um pouco, as empresas que estão se saindo bem neste momento de crise e que estão superando mais rapidamente são aquelas que em algum momento pararam e alinharam toda a sua estratégia de negócio, chamamos isso de “afiar o machado”. E talvez você possa pensar que é perda de tempo, mas se você quer crescer, quer aumentar seu faturamento, melhorar seu lucro e ter uma vida confortável vai precisar de planejamento.

·         Comece analisando o mercado e entendendo seu consumidor, sim é preciso saber o que ele valoriza para saber se o seu produto atende às expectativas dele. De que adianta você vender uma bola Verde se seu consumidor quer uma Vermelha? E não será preciso contratar uma empresa especializada para fazer essa pesquisa, você pode fazer por e-mail, por WathsApp, por telefone ou até mesmo o bom e velho questionário de papel de sugestões/reclamações que você pode deixar disponível e bem visível na sua loja ou escritório.

*Lembre-se o cliente que reclama é seu cliente mais fiel, caso contrário ele já teria procurado outra empresa, então é muito importante ouvir as reclamações dos nossos clientes elas são grandes oportunidades para melhorar nossos produtos.

·         Conheça sua concorrência, aqui não estou falando de saber quem tem produtos semelhantes ao seu, estou falando que de saber exatamente o que o seu concorrente está oferecendo, quais as vantagens o cliente leva nas compras das empresas que tem produtos similares ao seu. E aqui não tem jeito, você terá que ir a campo mesmo, ou pedir para que alguém vá por você, terá que passar pelo processo de comprar o produto do seu concorrente para entender onde você pode melhorar o seu próprio.

·         Analise os seus pontos fortes e fracos para se diferenciar dos concorrentes, e quando fizer isso vai perceber que ser Sustentável vai trazer uma grande vantagem competitiva lhe concedendo uma posição única no mercado, sabe porque as outras empresas não usam o fator Sustentabilidade a seu favor, e você já identificou isso quando avaliou sua concorrência. A Sustentabilidade deve permear todas as áreas da empresa para se tornar parte da cultura dela.

2)    GESTÃO FINANCEIRA

Não preciso nem falar aqui que para um negócio ser viável ele precisa gerar lucro, isso é “chover no molhado”. Mas será que é só isso? O que torna seu negócio viável de verdade é a gestão de 3 pilares o econômico, ambiental e social. Isso é o que garantirá que seu negócio está preparado para os altos e baixos do mercado.

·         Uma das coisas que aprendi nesses 14 anos de mercado financeiro foi que os pequenos empresários não separam seus negócios da vida pessoal e esse é o primeiro grande erro. O caixa da empresa é para a empresa e você deve ter uma retirada mensal para garantir suas despesas pessoais.

·         Seu fluxo de caixa precisa ter um período pré-estabelecido: diário, semanal, quinzenal ou mensal dependendo do negócio. Mas minha recomendação é que ele seja o mais curto possível, diário ou no máximo semanal, assim você não corre o risco de perder o controle.

·         Outro erro muito comum que acompanho no dia a dia do banco, é utilizar o fluxo de caixa para realizar investimentos. O que acontece depois é que falta para as despesas de giro da empresa e fatalmente recorre a empréstimos bancários e empréstimos para capital de giro são sempre muito mais caros do que para investimentos. Por isso o planejamento é fundamental, você pode pegar um dinheiro mais barato com prazos maiores (às vezes até carência para começar a pagar) e não compromete seu fluxo diário;

·         A forma de pagamento dos seus clientes também faz toda a diferença, sempre prefira cartão de crédito, mesmo com todas as taxas das administradoras de cartões, o custo ainda é menor do que a inadimplência de um cheque ou boleto.

3)    GESTÃO AMBIENTAL

Já sabemos que todas as atividades humanas impactam o meio ambiente, o problema se agravou porque ao longo de muitos anos nossas práticas econômicas se ocuparam de produzir e explorar a natureza sem respeitar seus limites, sua capacidade de recuperação.

A Gestão Ambiental vem preencher justamente essa lacuna, cuidar para que as atividades continuem gerando lucro e ao mesmo tempo respeitando o Meio Ambiente e utilizando seus recursos de forma racional.

 Primeira a coisa a se fazer é estudar o impacto que seu negócio gera que vai desde a localização, as instalações, a operação e/ou ampliação. Tudo precisa ser levado em conta. Tendo conhecimento disso você poderá:

·         Traçar estratégias para reduzi-los ao máximo possível:

Ø  comece com uma análise dos produtos e toda a matéria-prima utilizada para produzir – pense na possibilidade de redesenhar seus produtos;

Ø  Logística reversa – o que o seus clientes estão fazendo com as embalagens após o uso dos produtos – se você não é fabricante mas apenas o comerciante você pode fazer campanhas de orientação ambiental para que seu cliente traga as embalagens vazias de volta fazendo uma parceria com as empresas fabricantes, saiba que elas precisam por lei recolher um percentual das embalagens que geram;

Ø  Conheça seus fornecedores para ter certeza da origem da matéria-prima que eles usam e se estão respeitando a natureza e se estão respeitando as leis trabalhistas;

Ø  Analise o seu impacto no ar: independentemente do negócio que você tem, sua empresa está lançando poluição no ar e é preciso tomar medidas para amenizar esse impacto, pois esses poluentes são os que mais contribuem para o efeito estufa – já existem várias soluções disponíveis com baixo custo para isso.

 4)    GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS (LIXO)

Infelizmente muitos empresários ainda pensam que fazer a gestão dos resíduos é separar os recicláveis dos não recicláveis, mas existem aqueles que vão além: separam papel, plástico e alumínio do restante dos resíduos. E isso é muito bom, mas está longe de ser uma gestão. Talvez você seja um (a) desses (as) empresários (as), e então eu estou aqui para te ajudar a entender que gestão pressupõe conhecer os mínimos detalhes, como já vimos nos itens acima. A gestão dos Resíduos Sólidos não é diferente, você precisa:

·         Conhecer CADA tipo de resíduo (lixo) que você está gerando na sua indústria, loja, condomínio, escritório, shopping ou supermercado e saber a quantidade gerada para cada item, com uma planilha para acompanhamento mensal, isso possibilitará você encontrar pontos onde poderá melhorar, ou seja, reduzir a quantidade de “lixo” gerada:

Ø  Organizando para que cada item seja colocado em “lixeiras” específicas ou determinando um funcionário para fazer a separação de cada tipo para que posteriormente você possa vender. Sim isso vai gerar uma renda extra para o seu caixa. Além de dar o correto destino para essas embalagens você terá um retorno financeiro. Mas se você não quiser vender pode doar para uma cooperativa de reciclagem, isso se chama Gestão Solidária de Resíduos.

 5)    COMPRAS SUSTENTÁVEIS

Se a sua empresa não nasceu com o valor da Sustentabilidade intrínseco a ela e você está inserindo aos poucos já percebeu que a sua jornada vai passar pelos seus fornecedores, e é um caminho natural porque não faz sentido sua empresa ter toda uma preocupação com meio ambiente, com poupar recursos naturais, respeitar as pessoas e fazer todo um trabalho social e não olhar para os fornecedores. Não seria inteligente não é mesmo? Por isso além de adotar boas práticas você irá também construir uma cadeia produtiva e colaborativa sustentável. E é bem fácil fazer isso, aqui vão algumas dicas para que te guiarão no caminho das compras sustentáveis.

Ø  Estabeleça critérios de acordo com o que é importante para você e sua empresa, isso já lhe trará “um norte” sobre suas escolha de fornecedores;

Ø  Preferencialmente escolha fornecedores/produtores que estão próximo a você ou sua cidade, isso fomenta a economia local e regional e polui menos pois o percurso do produto é bem menor;

Ø  Se possível visite seus fornecedores para conhecer as condições de trabalho que ele oferece aos funcionários e conhecer a origem da matéria-prima;

Ø  Convide seus fornecedores para conhecer sua empresa, ofereça a ele a oportunidade de desenvolver produtos de acordo com o  que você precisa;

Ø  Seja transparente com eles, informe claramente quais são seus critérios de avaliação isso promove confiança entre ambas as partes – seus fornecedores devem ser seus parceiros dividindo responsabilidades e caminhando junto para um desenvolvimento responsável e justo;

Ø  Produtos e serviços de empresas certificadas em processos sustentáveis minimizam os riscos para o seu negócio;

Ø  Treine seus funcionários para que eles conheçam os conceitos da sustentabilidade e estejam aptos a disseminar as diretrizes da empresa.

 

  •   Uma curiosidade: você sabia que alguns processos licitatórios além de dar preferência para pequenas empresas os órgãos e empresas públicas também priorizam empresas com processos sustentáveis?

  

Uauu! Com todas essas informações você já consegue iniciar sua jornada, eu sei, é muita coisa para absorver de uma vez, mas lembre-se: precisa começar e agora você já tem o caminho das pedras, e você está muitos quilômetros na frente do seu concorrente porque a maioria absoluta das micro e pequenas empresas não fazem nada do que estamos te ensinando aqui. Espero que você faça bom proveito desse material.

 

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Tu te tornas eternamente responsável pelo lixo que geras!

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