Ser Sustentável dá Lucro!
Essa é uma afirmação muito presente
nas mídias sociais e é verdadeira, mas o que é necessário para que uma empresa
seja considerada Ecoeficiente? E como uma micro ou pequena empresa entra nesse
mundo verde?
Você não sabe por onde começar,
porque são tantos conteúdos espalhados por aí, e cada um traz uma lista enorme
de coisas a serem feitas, coisas a serem mudadas nos processos e produtos que
fica muito difícil entender o assunto para definir por onde começar, e esse tem
sido a maior desmotivação para micro e pequenos empreendedores e
empreendedoras.
Percebendo que essa é a maior dificuldade dos pequenos empresários, resumi de forma bem didática em 5 passos essenciais para você iniciar sua jornada com tranquilidade e não ficar perdendo seu tempo precioso pulando de site em site, d conteúdo em conteúdo, para conseguir informações consistentes, afinal seu foco deve ser seu negócio.
2)
Gestão
Financeira: porque ela é importante para os pequenos?
3)
Como iniciar efetivamente
o processo de Gestão Ambiental
4)
O que é e como fazer a Gestão de Resíduos Sólidos
5)
Como fazer Compras
economicamente e ambientalmente Sustentáveis.
1) PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
O planejamento deveria ser a base de todo negócio, mas os pequenos
empreendedores não aprenderam a faze-lo, saem executando de qualquer forma,
criou-se um mito de que planejamento é para grandes empresas porque existem
muitos setores a serem administrados, mas se você analisar um pouco, as empresas que estão se saindo bem neste
momento de crise e que estão superando mais rapidamente são aquelas que em
algum momento pararam e alinharam toda a sua estratégia de negócio, chamamos
isso de “afiar o machado”. E talvez você possa pensar que é perda de tempo, mas
se você quer crescer, quer aumentar seu faturamento, melhorar seu lucro e ter
uma vida confortável vai precisar de planejamento.
·
Comece analisando o mercado e entendendo seu consumidor, sim é preciso saber o que ele valoriza para saber se o seu
produto atende às expectativas dele. De que adianta você vender uma bola Verde
se seu consumidor quer uma Vermelha? E não será preciso contratar uma empresa
especializada para fazer essa pesquisa, você pode fazer por e-mail, por
WathsApp, por telefone ou até mesmo o bom e velho questionário de papel de
sugestões/reclamações que você pode deixar disponível e bem visível na sua loja
ou escritório.
*Lembre-se o cliente que reclama é seu cliente mais fiel, caso
contrário ele já teria procurado outra empresa, então é muito importante ouvir
as reclamações dos nossos clientes elas são grandes oportunidades para melhorar
nossos produtos.
·
Conheça sua concorrência, aqui não estou falando de saber
quem tem produtos semelhantes ao seu, estou falando que de saber exatamente o que o seu concorrente está
oferecendo, quais as vantagens o cliente leva nas compras das empresas que tem
produtos similares ao seu. E aqui não tem jeito, você terá que ir a campo
mesmo, ou pedir para que alguém vá por você, terá que passar pelo processo de comprar
o produto do seu concorrente para entender onde você pode melhorar o seu
próprio.
·
Analise os seus pontos fortes e fracos para se diferenciar dos
concorrentes, e quando fizer isso vai perceber
que ser Sustentável vai trazer uma grande vantagem competitiva lhe concedendo
uma posição única no mercado, sabe porque as outras empresas não usam o fator
Sustentabilidade a seu favor, e você já identificou isso quando avaliou sua
concorrência. A Sustentabilidade deve permear todas as áreas da empresa para se
tornar parte da cultura dela.
2) GESTÃO FINANCEIRA
Não preciso nem falar aqui
que para um negócio ser viável ele precisa gerar lucro, isso é “chover no
molhado”. Mas será que é só isso? O que torna seu negócio viável de verdade é a
gestão de 3 pilares o econômico, ambiental e social. Isso é o que garantirá que
seu negócio está preparado para os altos e baixos do mercado.
·
Uma das coisas que aprendi nesses 14 anos de mercado financeiro
foi que os pequenos empresários não
separam seus negócios da vida pessoal e esse é o primeiro grande erro. O
caixa da empresa é para a empresa e você deve ter uma retirada mensal para
garantir suas despesas pessoais.
·
Seu fluxo de caixa precisa
ter um período pré-estabelecido: diário, semanal, quinzenal ou mensal
dependendo do negócio. Mas minha recomendação é que ele seja o mais curto
possível, diário ou no máximo semanal, assim você não corre o risco de perder o
controle.
·
Outro erro muito comum que acompanho no dia a dia do banco, é utilizar o fluxo de caixa para realizar
investimentos. O que acontece depois é que falta para as despesas de giro
da empresa e fatalmente recorre a empréstimos bancários e empréstimos para
capital de giro são sempre muito mais caros do que para investimentos. Por isso
o planejamento é fundamental, você pode pegar um dinheiro mais barato com
prazos maiores (às vezes até carência para começar a pagar) e não compromete
seu fluxo diário;
·
A forma de pagamento dos seus
clientes também faz toda a diferença, sempre prefira cartão de crédito, mesmo com todas as taxas das
administradoras de cartões, o custo ainda é menor do que a inadimplência de um
cheque ou boleto.
3) GESTÃO AMBIENTAL
Já sabemos
que todas as atividades humanas impactam
o meio ambiente, o problema se agravou porque ao longo de muitos anos
nossas práticas econômicas se ocuparam de produzir e explorar a natureza sem
respeitar seus limites, sua capacidade de recuperação.
A Gestão Ambiental vem
preencher justamente essa lacuna, cuidar para que as atividades continuem
gerando lucro e ao mesmo tempo respeitando o Meio Ambiente e utilizando seus
recursos de forma racional.
·
Traçar estratégias para reduzi-los ao máximo possível:
Ø comece com
uma análise dos produtos e toda a
matéria-prima utilizada para produzir – pense na possibilidade de redesenhar
seus produtos;
Ø Logística
reversa – o que o seus clientes estão
fazendo com as embalagens após o uso dos produtos – se você não é
fabricante mas apenas o comerciante você pode fazer campanhas de orientação
ambiental para que seu cliente traga as embalagens vazias de volta fazendo uma
parceria com as empresas fabricantes, saiba que elas precisam por lei recolher
um percentual das embalagens que geram;
Ø Conheça seus
fornecedores para ter certeza da origem da matéria-prima que eles usam e se
estão respeitando a natureza e se estão respeitando as leis trabalhistas;
Ø Analise o seu
impacto no ar: independentemente do negócio que você tem, sua empresa está
lançando poluição no ar e é preciso tomar medidas para amenizar esse impacto,
pois esses poluentes são os que mais contribuem para o efeito estufa – já
existem várias soluções disponíveis com baixo custo para isso.
Infelizmente
muitos empresários ainda pensam que fazer a gestão dos resíduos é separar os
recicláveis dos não recicláveis, mas existem aqueles que vão além: separam
papel, plástico e alumínio do restante dos resíduos. E isso é muito bom, mas
está longe de ser uma gestão. Talvez você seja um (a) desses (as) empresários
(as), e então eu estou aqui para te ajudar a entender que gestão pressupõe
conhecer os mínimos detalhes, como já vimos nos itens acima. A gestão dos
Resíduos Sólidos não é diferente, você precisa:
·
Conhecer CADA
tipo de resíduo (lixo) que você está gerando na sua indústria, loja,
condomínio, escritório, shopping ou supermercado e saber a quantidade gerada para cada item, com uma planilha para
acompanhamento mensal, isso possibilitará você encontrar pontos onde poderá
melhorar, ou seja, reduzir a quantidade de “lixo” gerada:
Ø Organizando
para que cada item seja colocado em “lixeiras” específicas ou determinando um
funcionário para fazer a separação de cada tipo para que posteriormente você
possa vender. Sim isso vai gerar uma renda extra para o seu caixa. Além de dar
o correto destino para essas embalagens você terá um retorno financeiro. Mas se
você não quiser vender pode doar para uma cooperativa de reciclagem, isso se
chama Gestão Solidária de Resíduos.
Se a sua
empresa não nasceu com o valor da Sustentabilidade intrínseco a ela e você está
inserindo aos poucos já percebeu que a sua jornada vai passar pelos seus
fornecedores, e é um caminho natural porque não faz sentido sua empresa ter
toda uma preocupação com meio ambiente, com poupar recursos naturais, respeitar
as pessoas e fazer todo um trabalho social e não olhar para os fornecedores.
Não seria inteligente não é mesmo? Por isso além de adotar boas práticas você
irá também construir uma cadeia produtiva e colaborativa sustentável. E é bem
fácil fazer isso, aqui vão algumas dicas para que te guiarão no caminho das
compras sustentáveis.
Ø Estabeleça
critérios de acordo com o que é importante para você e sua empresa, isso já lhe
trará “um norte” sobre suas escolha de fornecedores;
Ø Preferencialmente
escolha fornecedores/produtores que estão próximo a você ou sua cidade, isso
fomenta a economia local e regional e polui menos pois o percurso do produto é
bem menor;
Ø Se possível
visite seus fornecedores para conhecer as condições de trabalho que ele oferece
aos funcionários e conhecer a origem da matéria-prima;
Ø Convide seus
fornecedores para conhecer sua empresa, ofereça a ele a oportunidade de
desenvolver produtos de acordo com o que
você precisa;
Ø Seja
transparente com eles, informe claramente quais são seus critérios de avaliação
isso promove confiança entre ambas as partes – seus fornecedores devem ser seus
parceiros dividindo responsabilidades e caminhando junto para um
desenvolvimento responsável e justo;
Ø Produtos e
serviços de empresas certificadas em processos sustentáveis minimizam os riscos
para o seu negócio;
Ø Treine seus
funcionários para que eles conheçam os conceitos da sustentabilidade e estejam
aptos a disseminar as diretrizes da empresa.
- Uma curiosidade:
você sabia que alguns processos licitatórios além de dar preferência para
pequenas empresas os órgãos e empresas públicas também priorizam empresas com
processos sustentáveis?
Uauu! Com
todas essas informações você já consegue iniciar sua jornada, eu sei, é muita
coisa para absorver de uma vez, mas lembre-se: precisa começar e agora você já
tem o caminho das pedras, e você está muitos quilômetros na frente do seu
concorrente porque a maioria absoluta das micro e pequenas empresas não fazem
nada do que estamos te ensinando aqui. Espero que você faça bom proveito desse
material.
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