Pular para o conteúdo principal

Sustentabilidade - Mitos e Verdades

 


Mitos e Verdades sobre Sustentabilidade

 

1)    Ser uma empresa com indicadores financeiros acima da média, melhor que os correntes e com lucro líquido satisfatório, esse é o modelo econômico que vem sendo utilizado a mais de 50 anos, e é o único que funciona.

 

Mito: Essa afirmação não faz mais sentido nos dias de hoje. Economia e Sustentabilidade estão interligadas, a economia reflete nosso modelo de vida, o que fazemos o que esperamos e isso é o que está nos levando buscar modelos de negócios que priorizem a preservação do meio ambiente. Pois está comprovado que o resultado econômico a qualquer custo não se sustenta no longo prazo.

Uma empresa com responsabilidade social oferece condições de trabalho justo, com remuneração adequada e ambiente favorável, e não permite corrupção nesse processo.

A responsabilidade ambiental de uma empresa fica por conta de seus processos e produtos, desde a extração da matéria-prima até chegar na mão do consumidor final e o  descarte final dos resíduos gerados após o uso.

O que precisamos analisar aqui:

·         Como é extraída a matéria-prima para a fabricação de cada produto;

·         Se existe a possibilidade de redesenhar/repensar esse produto de forma a utilizar uma quantidade menor dessa matéria-prima ou ainda se é possível utilizar material reciclável na sua composição;

·         Se a empresa está em conformidade com a legislação ambiental;

·         Como é feita a neutralização dos gases de efeito estufa gerados em todo o processo produtivo até chegar ao consumidor;

·         Qual o destino final das embalagens ou dos resíduos gerados após o consumo (economia circular).

 

2)    Sustentabilidade é para grandes empresas!

 

Mito: Quanto maior a empresa maior o desafio que ela terá para implementar uma mudança no seu processo produtivo, só que como elas investem muito em propaganda para divulgar suas ações fica parecendo que isso não é para pequenos e médios empreendedores. E aqui já fica a dica: é importante que seu consumidor saiba o que você está fazendo pelo planeta.

Você sabia que em todo mundo as pequenas e médias empresas são responsáveis por mais de 90% dos negócios gerados? Isso significa que todos os negócios devem incluir essas práticas e quanto mais cedo começar mais fácil será de implementar para que isso se torne parte da cultura da empresa.

 

3)    Sustentabilidade gera muitos gastos!

 

Mito: Muitos empreendedores tem essa percepção de que para implementar aspectos que visem sustentabilidade ambiental ao negócio precisarão “gastar muito”.

* Primeiro a sustentabilidade não deve ser vista como um gasto, mas sim como um investimento de LP, como se fosse um investimento em maquinário por exemplo, vai se pagar ao longo do tempo. Exemplo disso os sistemas de energia solar que se pagam rapidamente com a economia que geram.

* Segundo nem sempre implementar ações que visando sustentabilidade necessitará de gastos, por exemplo:

·         melhorar os processos de comunicação interna ou com cliente evitando uso de papel impresso e reaproveitar papel;

·         não utilizar copos descartáveis incentivando o uso de canecas e garrafas individuais;

·         economia de energia elétrica;

·         uso racional da água

·         optar por produtos reciclados

·         fazer a correta separação e gestão dos resíduos e encaminhar para reciclagem; Esse material pode inclusive ser vendido.

Percebe que são ações simples que não exigem nenhum investimento e alguns ainda podem gerar redução dos custos operacionais e poderão se tornar parte da cultura da empresa.

 

4)    Não é possível implementar na minha empresa porque é muita coisa ao mesmo tempo!

 

Mito: Esse na minha opinião, é o maior mito e a maior desculpa que os pequenos empresários usam para não implementar ações sustentáveis nas empresas. Um bom diagnóstico e um bom planejamento permitirão que você inicie gradualmente a implantação de ações começando pelas mais fáceis e mais baratas e vá evoluindo para melhorar o processo no caminho. Nada começa perfeito, nada começa grande, mas precisa começar para que se façam as adequações e as correções para uma mudança de mentalidade e de comportamento.

 

5)    Sustentabilidade é moda, logo passa!

 

Mito: Sinto muito em desmentir essa afirmação, mas nos dias de hoje  cuidar do meio ambiente passou a ser necessidade, e urgente para garantir nossa sobrevivência e dos nossos negócios. Caso não tenha percebido os consumidores estão bem mais atentos com essas questões e procurando por empresas que são responsáveis com o meio ambiente e não estão apenas olhando a questão financeira do negócio. E as pesquisas indicam que dentre todas as ações a mais valorizada é a compensação dos gases de efeito estufa, e sabe porque? Porque isso impacta diretamente na qualidade de vida e saúde do seu cliente.

 

6)    Difícil ser sustentável num país como o Brasil!

 

Mito: Tudo é difícil até você começar, é uma mudança de hábitos e para isso precisamos sair da zona de conforto e essa é a parte difícil. Tudo depende do que você quer para o futuro da sua empresa, dos seus negócios e da sua vida. Sua mente está programada para economizar energia e toda mudança gera algum nível de stress e por isso é tão difícil mudar. Mire-se nos bons exemplos que já temos por aqui e procure se informar sobre essas questões, estabeleça metas e objetivos, tenha indicadores para acompanhar seu progresso. E comece devagar mudando uma coisa de cada vez, “não importa a velocidade, o importante é não parar”, ao final de um ano você poderá avaliar o progresso e o sucesso dessa mudança de atitudes.

 

 

Bora começar!

 

Siga-me nas redes sociais lá você sempre encontra dicas e novidades da área ambiental e como tornar esse assunto cada vez mais presente na sua empresa e na sua vida.

 

Facebook - https://bit.ly/2Uxdw1p

Linkedin - https://bit.ly/2SMy7NU

Instagram - https://bit.ly/2Ik6BFq

Youtube - https://bit.ly/36SgJPM

Tu te tornas eternamente responsável pelo lixo que gera!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS 5 Principais Dimensões da Empresa EcoEficiente

    Ser Sustentável dá Lucro! Essa é uma afirmação muito presente nas mídias sociais e é verdadeira, mas o que é necessário para que uma empresa seja considerada Ecoeficiente? E como uma micro ou pequena empresa entra nesse mundo verde? Você não sabe por onde começar, porque são tantos conteúdos espalhados por aí, e cada um traz uma lista enorme de coisas a serem feitas, coisas a serem mudadas nos processos e produtos que fica muito difícil entender o assunto para definir por onde começar, e esse tem sido a maior desmotivação para micro e pequenos empreendedores e empreendedoras.   Percebendo que essa é a maior dificuldade dos pequenos empresários, resumi de forma bem didática em 5 passos essenciais para você iniciar sua jornada com tranquilidade e não ficar perdendo seu tempo precioso pulando de site em site, d conteúdo em conteúdo, para conseguir informações consistentes, afinal seu foco deve ser seu negócio.   E como a maioria dos micro e pequenos empres...

Um planeta sustentável através da permacultura

Nosso Planeta pede SOCORRO, e precisamos nos atentar para isso, os recursos naturais são finitos e o consumo aumenta a cada dia sem dar a natureza o tempo que ela precisa para se recuperar. O post de hoje vai mostrar um pouco sobre a Permacultura, um sistema que cria ambientes produtivos, sustentáveis e ecológicos para que possamos habitar na Terra sem destruir a vida.  Cuidando do planeta, cuidando das pessoas e cuidando da divisão daquilo que se torna excedente.  O princípio básico da permacultura é utilizar recursos locais na sua implantação imitando a Natureza, ou seja: deve ser um sistema fechado, com múltiplas conexões e, por isso: não deve gerar resíduos de qualquer espécie – na Natureza não existem resíduos; devemos economizar e, se possível, gerar  a própria energia; deve ser uma sociedade cooperativa (e não competitiva) entre pessoas e com a Natureza. Venha você também fazer um Planeta Sustável!! Você vai receber um KIT de cartilhas e E-BOOKs auto...

A Reciclagem para Preservação dos Recursos Naturais e o Papel do Consumidor

A RECICLAGEM e o papel do CONSUMIDOR     A RECICLAGEM você conhece, mas pratica ?   Em algum momento das nossas vidas todos nós tivemos contato com essa palavra: RECICLAGEM seja na escola, em algum telejornal, nas mídias sociais ou até mesmo nas embalagens dos produtos que consumimos,  ela é umas das práticas sustentáveis mais conhecidas . Mas, como tudo na vida, existe um grande abismo entre o conhecimento teórico e a prática efetiva.     Você já  prestou atenção na quantidade e na variedade de embalagens dos produtos que consumimos ?   Será mesmo necessário tudo isso ? OK, as embalagens protegem contra sujeira, insetos, conservam por mais tempo, deixam mais atraentes, são facilitadores para o transporte e também trazem informações úteis. O problema é que após o consumo são descartadas no lixo comum e a geração desse lixo aumenta conforme aumenta nosso consumo, quanto mais compramos mais embalagens produzimos e mais recursos n...