Pular para o conteúdo principal

Série Sustentabilidade para os Negócios #9/12


O Desenvolvimento Social é um dos três pilares básicos da Sustentabilidade, e é um assunto que vem se tornando cada dia mais presente nas empresas independente do seu tamanho, pois todas precisam das pessoas no seu processo produtivo. Não importa se sua empresa é uma indústria ou uma prestadora de serviços, em maior ou menor número sempre haverá necessidade de pessoas envolvidas. E as empresas tem se tornado mais conscientes disso.

Quando uma empresa decide voluntariamente promover ações visando melhorar condição de vida dos funcionários, fornecedores, parceiros e da comunidade ao seu redor ela está sendo responsável pelo desenvolvimento da sua região. Os micro e pequenos empreendedores tem ainda um pouco de dificuldade em perceber que suas ações possuem esse caráter social e com isso ele contribui para o desenvolvimento sustentável (local) do seu país.

Mas como sua empresa pode contribuir para o desenvolvimento social?

1) Aspectos Legais: como podemos cobrar dos nossos governantes se não estamos fazendo nossa parte?
Por isso é fundamental cumprir integralmente as leis trabalhistas vigentes, isso reduz os impactos negativos do seu negócio. Portanto: salário justo, condições dignas de trabalho e não ter crianças trabalhando para sua empresa  são essenciais quando falamos de desenvolvimento social

 2) Inclusão social: a diversidade pode ser um fator competitivo sim. Dar oportunidades para pessoas diferentes, estilos diferentes e propósitos de vida diferentes, tornar seus espaços mais acessíveis e disponibilizar seus produtos para todos os tipos de públicos pode ser um diferencial da sua empresa. Da pessoa com acesso limitado ao ex-detento você pode sim fazer um trabalho muito bacana de inclusão social.

3) Bem-estar: objetivando melhorar qualidade de vida e de trabalho dos seus colaboradores, as práticas de bem-estar são parte integrante do desenvolvimento sustentável para qualquer empresa. Seus trabalhadores motivados e saudáveis, com certeza serão mais produtivos; Da ginástica laboral ao atendimento psicológico individualizado você tem uma gama de ações que podem ser realizadas para garantir bem-estar dos seus funcionários.

Mas além disso sua empresa deve se preocupar com o desenvolvimento da região onde está inserida pois suas ações sociais podem impactar diretamente a localidade onde atua. Isso pode ser feito por programa de estágio, menor aprendiz, apoio e patrocínio a projetos sociais locais, contratação de pessoas da região e até doações a famílias carentes.

Mas lembre-se: se você não divulgar suas ações não terá impacto e nem apoio dos seus colaboradores e tampouco dos seus consumidores. Todos precisam saber o que sua empresa  faz para o desenvolvimento social sustentável, pois aqueles que também valorizam essas ações com toda certeza serão seus clientes porque sabem que comprando seu produto ou serviço também estarão participando da sua causa.

Percebe o alcance e a importância das suas atitudes?


Fonte: Sebrae Sustentabilidade, ONU-Organização das Nações Unidas.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS 5 Principais Dimensões da Empresa EcoEficiente

    Ser Sustentável dá Lucro! Essa é uma afirmação muito presente nas mídias sociais e é verdadeira, mas o que é necessário para que uma empresa seja considerada Ecoeficiente? E como uma micro ou pequena empresa entra nesse mundo verde? Você não sabe por onde começar, porque são tantos conteúdos espalhados por aí, e cada um traz uma lista enorme de coisas a serem feitas, coisas a serem mudadas nos processos e produtos que fica muito difícil entender o assunto para definir por onde começar, e esse tem sido a maior desmotivação para micro e pequenos empreendedores e empreendedoras.   Percebendo que essa é a maior dificuldade dos pequenos empresários, resumi de forma bem didática em 5 passos essenciais para você iniciar sua jornada com tranquilidade e não ficar perdendo seu tempo precioso pulando de site em site, d conteúdo em conteúdo, para conseguir informações consistentes, afinal seu foco deve ser seu negócio.   E como a maioria dos micro e pequenos empres...

Um planeta sustentável através da permacultura

Nosso Planeta pede SOCORRO, e precisamos nos atentar para isso, os recursos naturais são finitos e o consumo aumenta a cada dia sem dar a natureza o tempo que ela precisa para se recuperar. O post de hoje vai mostrar um pouco sobre a Permacultura, um sistema que cria ambientes produtivos, sustentáveis e ecológicos para que possamos habitar na Terra sem destruir a vida.  Cuidando do planeta, cuidando das pessoas e cuidando da divisão daquilo que se torna excedente.  O princípio básico da permacultura é utilizar recursos locais na sua implantação imitando a Natureza, ou seja: deve ser um sistema fechado, com múltiplas conexões e, por isso: não deve gerar resíduos de qualquer espécie – na Natureza não existem resíduos; devemos economizar e, se possível, gerar  a própria energia; deve ser uma sociedade cooperativa (e não competitiva) entre pessoas e com a Natureza. Venha você também fazer um Planeta Sustável!! Você vai receber um KIT de cartilhas e E-BOOKs auto...

A Reciclagem para Preservação dos Recursos Naturais e o Papel do Consumidor

A RECICLAGEM e o papel do CONSUMIDOR     A RECICLAGEM você conhece, mas pratica ?   Em algum momento das nossas vidas todos nós tivemos contato com essa palavra: RECICLAGEM seja na escola, em algum telejornal, nas mídias sociais ou até mesmo nas embalagens dos produtos que consumimos,  ela é umas das práticas sustentáveis mais conhecidas . Mas, como tudo na vida, existe um grande abismo entre o conhecimento teórico e a prática efetiva.     Você já  prestou atenção na quantidade e na variedade de embalagens dos produtos que consumimos ?   Será mesmo necessário tudo isso ? OK, as embalagens protegem contra sujeira, insetos, conservam por mais tempo, deixam mais atraentes, são facilitadores para o transporte e também trazem informações úteis. O problema é que após o consumo são descartadas no lixo comum e a geração desse lixo aumenta conforme aumenta nosso consumo, quanto mais compramos mais embalagens produzimos e mais recursos n...