Pular para o conteúdo principal

12/12 Da Série Sustentabilidade para os Negócios

 


Marketing Verde

De nada vai adiantar você implantar todas as ações que falamos aqui durante nossa Série as Dimensões da Sustentabilidade para os Negócios se você não divulgar, se seus clientes e parceiros não souberem que sua empresa está realmente preservando o meio ambiente e garantindo o futuro dos negócios.

Comunicar suas ações faz parte da sua jornada para sustentabilidade, como já dissemos anteriormente (quando falamos do consumo consciente) os consumidores estão valorizando cada vez mais essas ações nas empresas, mas eles precisam saber o que você está fazendo. 

Portanto COMUNIQUE!
  • Foque nos benefícios e nas vantagens do seu produto e as práticas sustentáveis adotadas em relação a ele;
  • Escolha o meio de comunicação que impacta menos levando em consideração: poluição visual, sonora e resíduos que poderão acumular no meio ambiente. As mídias sociais podem ser grandes aliados nesse momento, os consumidores estão cada vez mais conectados e comprando a partir do celular ou do computador, esse é um excelente canal para chegar até seu potencial cliente;
  • A educação também é papel das empresas e tem uma função importante na transformação e criação de novos hábitos de consumo mais consciente, você mostra para seu cliente que suas ações são importantes não só para sua empresa ou para ele, mas para todo o planeta;
  • Apoie uma causa, o marketing verde também é oportunidade para você apoiar algum projeto, movimento ou organização que tenha alguma relação com os valores da sua empresa. Pode ser uma cooperativa de reciclagem, uma organização social ou um projeto de reflorestamento para redução dos gases de efeito estufa por exemplo; Isso engaja e fortalece o vínculo com clientes, fornecedores e funcionários.
Mas lembre-se: O Marketing Verde só é responsável quando cumpre seu papel social e promove mudanças enquanto comunica. Por isso a comunicação é o último passo na jornada de sustentabilidade. 

O discurso é tão importante quanto as ações!
.
.
.
#marketing #marketingverde #publicidade #empresasustentavel #microempreendedores #sebrae #educarparatransformar #plantandochuva #chuvaplantada #vaiplaneta






Infográfico: A Folha Torres




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS 5 Principais Dimensões da Empresa EcoEficiente

    Ser Sustentável dá Lucro! Essa é uma afirmação muito presente nas mídias sociais e é verdadeira, mas o que é necessário para que uma empresa seja considerada Ecoeficiente? E como uma micro ou pequena empresa entra nesse mundo verde? Você não sabe por onde começar, porque são tantos conteúdos espalhados por aí, e cada um traz uma lista enorme de coisas a serem feitas, coisas a serem mudadas nos processos e produtos que fica muito difícil entender o assunto para definir por onde começar, e esse tem sido a maior desmotivação para micro e pequenos empreendedores e empreendedoras.   Percebendo que essa é a maior dificuldade dos pequenos empresários, resumi de forma bem didática em 5 passos essenciais para você iniciar sua jornada com tranquilidade e não ficar perdendo seu tempo precioso pulando de site em site, d conteúdo em conteúdo, para conseguir informações consistentes, afinal seu foco deve ser seu negócio.   E como a maioria dos micro e pequenos empres...

Um planeta sustentável através da permacultura

Nosso Planeta pede SOCORRO, e precisamos nos atentar para isso, os recursos naturais são finitos e o consumo aumenta a cada dia sem dar a natureza o tempo que ela precisa para se recuperar. O post de hoje vai mostrar um pouco sobre a Permacultura, um sistema que cria ambientes produtivos, sustentáveis e ecológicos para que possamos habitar na Terra sem destruir a vida.  Cuidando do planeta, cuidando das pessoas e cuidando da divisão daquilo que se torna excedente.  O princípio básico da permacultura é utilizar recursos locais na sua implantação imitando a Natureza, ou seja: deve ser um sistema fechado, com múltiplas conexões e, por isso: não deve gerar resíduos de qualquer espécie – na Natureza não existem resíduos; devemos economizar e, se possível, gerar  a própria energia; deve ser uma sociedade cooperativa (e não competitiva) entre pessoas e com a Natureza. Venha você também fazer um Planeta Sustável!! Você vai receber um KIT de cartilhas e E-BOOKs auto...

A Reciclagem para Preservação dos Recursos Naturais e o Papel do Consumidor

A RECICLAGEM e o papel do CONSUMIDOR     A RECICLAGEM você conhece, mas pratica ?   Em algum momento das nossas vidas todos nós tivemos contato com essa palavra: RECICLAGEM seja na escola, em algum telejornal, nas mídias sociais ou até mesmo nas embalagens dos produtos que consumimos,  ela é umas das práticas sustentáveis mais conhecidas . Mas, como tudo na vida, existe um grande abismo entre o conhecimento teórico e a prática efetiva.     Você já  prestou atenção na quantidade e na variedade de embalagens dos produtos que consumimos ?   Será mesmo necessário tudo isso ? OK, as embalagens protegem contra sujeira, insetos, conservam por mais tempo, deixam mais atraentes, são facilitadores para o transporte e também trazem informações úteis. O problema é que após o consumo são descartadas no lixo comum e a geração desse lixo aumenta conforme aumenta nosso consumo, quanto mais compramos mais embalagens produzimos e mais recursos n...