O Consumo e o Consumidor Consciente
Você já deve percebido que um novo tipo de consumidor surgiu nos últimos anos né? Um consumidor que pensa antes de comprar, que analisa o produto e a empresa que produz, que procura saber se a empresa está reduzindo ou zerando seus impactos ambientais.
Durante a pandemia a procura sobre esse assunto aumentou em mais 164% de acordo com algumas pesquisas, especialmente pelo assunto aquecimento global.
Com o número crescente de consumidores mais atentos é necessário repensar alguns processos e produtos para poder se manter competitivo e à frente da concorrência.
Aqui vão algumas dicas:
- Entender o que o SEU cliente procura o que ele valoriza no produto ou serviço que você oferece que pode ser mais sustentável do que é hoje;
- Pense no seu processo produtivo do início ao fim e REINVENTE seus produtos de forma que eles utilizem menos matéria-prima (por exemplo: ofereça a opção de refil), consumam menos energia durante a fabricação ou poluam menos o ar durante a transporte (já ouviu falar de "frete ecológico"?);
- Implante a política de logística reversa para as embalagens - ainda não é obrigatório para todos mas logo será, então vá se antecipando e comece a pensar nisso - quando a lei chegar você estará à frente dos seus concorrentes;
- Embalagens: antes de descartar veja se é possível reutilizar, reaproveitar ou reciclar;
- Informe e eduque seu consumidor isso também é função das empresas;
- Questione seus fornecedores sobre a origem da matéria-prima, forma como eles tratam seus funcionários e deixe bem claro suas necessidades e sua preocupação com responsabilidade socioambiental e que isso é fator decisivo na escolha do fornecedor;
- Uma produção sustentável leva em consideração todo o ciclo de vida do produto ou serviço, por isso alongar a vida útil dele reduz significativamente o impacto no meio ambiente;
- Busque Certificações, seus consumidores querem ter certeza de que você está realmente fazendo a coisa certa e não só fazendo marketing verde, a transparência e a fidelidade de informações são cruciais para ganhar confiança e fidelidade desse novo consumidor.
Suas posturas responsáveis também podem inspirar o mercado a se transformar!
O consumo consciente passa por uma mudança de hábitos, necessidades e desejos de compra e embora quem escolhe o produto ou serviço seja o consumidor, isso também é tarefa das empresas.
Essa é nossa nova realidade, consumidores cada vez mais conscientes, exigentes e decididos a encontrar alternativas que impactem menos o meio ambiente.
O mercado está mudando, você está preparado?
.
.
.
.
#negociossustentaveis #negocios #empresariossustentaveis #microempresa #consumoconsciente
#consumidor #pequenasempresas #sebrae #sustentabilidade #lixozerobrasil #aquecimentoglobal #meioambientemeuseunosso #chuvaplantada #mude1habito #habitos #plante1arvore
Comentários
Postar um comentário