Uso Eficiente da Energia
A preocupação com uso eficiente da energia vai muito além de reduzir a conta da luz no final do mês. Talvez você nunca tenha parado para pensar, mas a energia elétrica precisa de água para ser produzida. Isso quer dizer que quando economizamos energia economizamos água também. E se tivermos problemas de abastecimento teremos problemas com energia elétrica. Simples assim!
Mas o que podemos fazer para utilizar de forma inteligente esse recurso precioso?
1) A arquitetura pode ser um grande aliado nessa questão, um projeto bem elaborado vai potencializar o uso da luz natural com janelas amplas e a posição da construção também pode potencializar ao máximo a utilização da luz do sol, e o correto posicionamento das janelas ajuda na questão de ventilação e sombreamento reduzindo muito o uso do ar condicionado;
Um bom projeto também vai analisar se não há luz demais no ambiente, o que pode atrapalhar o trabalho além de consumir mais energia do que o necessário. Ou luz de menos que podem trazer problemas de saúde e até causar acidentes. Você também pode consultar a ABNT-Associação Brasileira de Normas Técnicas para saber se a luminosidade dos ambientes está adequada.
2) Verificar se existem pontos onde pode haver algum desperdício também é fundamental e optar por vários circuitos independentes (interruptores) assim poderá desligar sempre que o local não estiver em uso;
3) Outra boa alternativa é instalar sensores de presença para que a luz acenda e apague de forma automática nos ambientes que não são usados com frequência;
4) Fazer a manutenção dos equipamentos com a frequência indicada pelo fabricante também ajuda na eficiência energética deles e procurar sempre aqueles que possuem o selo INMETRO de qualidade indicando que são mais econômicos;
5) Procure ajustar o ar condicionado para climatização ficar o mais uniforme possível, preferencialmente instalado na parte superior com no máximo 1,50m de altura.
5) Se possível instale um sistema próprio de energia elétrica, a mais comum nas cidades e mais acessível também é a Fotovoltáica, mas existem várias outras opções como: Biomassa, Biogás, Eólica, Biodigestor.
Em alguns casos talvez haja necessidade de investimento no início mas é importante lembrar, e já está comprovado na prática, que todo investimento para economizar energia elétrica se paga no médio e longo prazo só com a economia que ele gera após sua implementação.
Espero que as dicas tenham sido úteis e que eu tenha ajudado você a repensar seus processos no que tange ao uso desse recurso tão valioso que é a energia elétrica. Um recurso que move o mundo nos dias de hoje.
.
.
.
#energiaelétrica #plantandochuva #chuvaplantada #meioambiente #sustentabilidade #mude1habito
Comentários
Postar um comentário