Pular para o conteúdo principal

Do berço ao túmulo - o ciclo de vida dos produtos que consumimos - porque isso é importante?


Você sabe o que é o ciclo de vida de um produto?

Nada mais é do que a sua vida útil! Ou seja, do momento em que pegamos a matéria prima para produção até o momento do seu descarte final. O Consumo consciente leva conta esse ciclo de vida na hora de comprar, dando preferência a produtos naturais e com menor impacto ambiental.

 

Consumidores conscientes preferem produtos naturais e com menor impacto ambiental, produzidos localmente ou que apresentem selos ou certificações ambientais, demonstrando consciência de estar consumindo itens que utilizam métodos que preservam o meio ambiente. Buscar por produtos que sejam #recicláveis também é fundamental para contribuir com um ciclo de vida mais longo.

 

Como empresários, precisamos desenvolver produtos tendo a visão de sustentabilidade, procurando seguir os padrões estabelecidos pela tendência global dos OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (nesse casso o ODS12 –produção e consumo responsáveis) e contribuir com o Pacto Global por um Mundo Melhor da ONU que elegeu 2020-2030 como a década da ação pela urgência das questões ambientais. O produto deve ser pensado desde o projeto, ou seja como será produzido, de onde virá a matéria-prima para essa produção, como será o processo produtivo, transporte, o uso e o consumo, possibilidade de reciclagem e o seu destino final (descarte) e isso inclui a embalagem do produto.

 

Diante do atual cenário de #pandemia, ficou evidenciado o fundamental papel das #empresas na recuperação econômica mundial e isso se fará com uma Retomada Verde que começa imediatamente. Qual a história você quer contar daqui a 10 anos?

Existem ações simples que podem ser implementadas imediatamente e que fazem muita diferença para o redução do aquecimento global e preservação dos recursos naturais. Uma das mais importantes é a compensação do gases de efeito estufa.

 

Como consumidor fique atento à sua próxima compra, seja ela de frutas, de um calçado ou até mesmo do seu carro. Observe se a empresa está alinhada com o Desenvolvimento Sustentável, como isso é uma tendência mundial, várias empresas dos mais variados setores estão buscando incorporar na sua estratégia empresarial a Sustentabilidade como valor fundamental. Seja mais criterioso e dispense alguns minutinhos para ler a #embalagem daquilo que estiver comprando nela você encontrará a informação se a empresa é ou não amiga do Meio Ambiente.

O poder está em nossas mãos, quando escolhemos um produto Sustentável, e recusamos aqueles que não se preocupam com outra coisa que não seja lucro, mandamos um recado para essas empresas: Ou elas se adequam ou elas estão com os dias contados.

 

Consumo consciente não é DEIXAR DE CONSUMIR, mais sim, #consumir melhor e diferente, levando em conta os impactos que nosso consumo proporciona.

 

Bora lá consumir de forma mais consciente e cobrar responsabilidade ambiental das empresas? 

.

#consumoconsciente #responsbilidadeambiental #meioambientemeuseunosso #sustentabilidade #empresas #negocios #empreendedor #mude1habito #ods #lixozero


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS 5 Principais Dimensões da Empresa EcoEficiente

    Ser Sustentável dá Lucro! Essa é uma afirmação muito presente nas mídias sociais e é verdadeira, mas o que é necessário para que uma empresa seja considerada Ecoeficiente? E como uma micro ou pequena empresa entra nesse mundo verde? Você não sabe por onde começar, porque são tantos conteúdos espalhados por aí, e cada um traz uma lista enorme de coisas a serem feitas, coisas a serem mudadas nos processos e produtos que fica muito difícil entender o assunto para definir por onde começar, e esse tem sido a maior desmotivação para micro e pequenos empreendedores e empreendedoras.   Percebendo que essa é a maior dificuldade dos pequenos empresários, resumi de forma bem didática em 5 passos essenciais para você iniciar sua jornada com tranquilidade e não ficar perdendo seu tempo precioso pulando de site em site, d conteúdo em conteúdo, para conseguir informações consistentes, afinal seu foco deve ser seu negócio.   E como a maioria dos micro e pequenos empres...

Um planeta sustentável através da permacultura

Nosso Planeta pede SOCORRO, e precisamos nos atentar para isso, os recursos naturais são finitos e o consumo aumenta a cada dia sem dar a natureza o tempo que ela precisa para se recuperar. O post de hoje vai mostrar um pouco sobre a Permacultura, um sistema que cria ambientes produtivos, sustentáveis e ecológicos para que possamos habitar na Terra sem destruir a vida.  Cuidando do planeta, cuidando das pessoas e cuidando da divisão daquilo que se torna excedente.  O princípio básico da permacultura é utilizar recursos locais na sua implantação imitando a Natureza, ou seja: deve ser um sistema fechado, com múltiplas conexões e, por isso: não deve gerar resíduos de qualquer espécie – na Natureza não existem resíduos; devemos economizar e, se possível, gerar  a própria energia; deve ser uma sociedade cooperativa (e não competitiva) entre pessoas e com a Natureza. Venha você também fazer um Planeta Sustável!! Você vai receber um KIT de cartilhas e E-BOOKs auto...

A Reciclagem para Preservação dos Recursos Naturais e o Papel do Consumidor

A RECICLAGEM e o papel do CONSUMIDOR     A RECICLAGEM você conhece, mas pratica ?   Em algum momento das nossas vidas todos nós tivemos contato com essa palavra: RECICLAGEM seja na escola, em algum telejornal, nas mídias sociais ou até mesmo nas embalagens dos produtos que consumimos,  ela é umas das práticas sustentáveis mais conhecidas . Mas, como tudo na vida, existe um grande abismo entre o conhecimento teórico e a prática efetiva.     Você já  prestou atenção na quantidade e na variedade de embalagens dos produtos que consumimos ?   Será mesmo necessário tudo isso ? OK, as embalagens protegem contra sujeira, insetos, conservam por mais tempo, deixam mais atraentes, são facilitadores para o transporte e também trazem informações úteis. O problema é que após o consumo são descartadas no lixo comum e a geração desse lixo aumenta conforme aumenta nosso consumo, quanto mais compramos mais embalagens produzimos e mais recursos n...